domingo, 28 de novembro de 2010

Se tu viesses ver-me... Florbela


Se tu viesses ver-me hoje à tardinha,
A essa hora dos mágicos cansaços,
Quando a noite de manso se avizinha,
E me prendesses toda nos teus braços...

Quando me lembra: esse sabor que tinha
A tua boca... o eco dos teus passos...
O teu riso de fonte... os teus abraços...
Os teus beijos... a tua mão na minha...

Se tu viesses quando, linda e louca,
Traça as linhas dulcíssimas dum beijo
E é de seda vermelha e canta e ri

E é como um cravo ao sol a minha boca...
Quando os olhos se me cerram de desejo...
E os meus braços se estendem para ti...

Florbela Espanca, in "Charneca em Flor

7 comentários:

  1. Pobre menina... Ainda queria perder-se nos braços do "Amor",lembrando da interminável espera por ecos de passos no corredor... Esperou sonhando pelo o "riso fonte" daquela boca de matar a sede de quem sente falta de amor. Enquanto a verdadeira imagem "a tua mão na minha" nunca se fez...
    As mãos do "Amor", "paciente à beça" sempre sintonizaram em outra "PALPITAÇÃO".
    Mas se foi a força necessário para "lentamente tirá-lo do barril", todos nós leitores e amantes da poesia agradeçemos que tenha chegado...
    Quanto a mim... Só entristeceu-me não saber a tempo... e continuar batento "(...)à porta" que permaceu fechada.

    ResponderExcluir
  2. ... e ainda hoje, "meus braços se estendem para ti."

    ResponderExcluir
  3. Que exista força maior na regência de todo este Universo.
    Que tamanha força tenha piedade de mim, que ainda sou fraca escrava das dores de sentimentos pequenos que afligem os corações frágéis.
    Não quero ser eu, em instante algum deixar-me consumir pela incompreensão das "justas disposições" do que é do "Amor". Ficas com o que é teu. Guarde teu "RECIBO"

    ResponderExcluir
  4. Desejo que o "Amor" continue com seu "SONHO LÚCIDO", que se inspire e crie e quanto for possível... em qualquer verdade, em qualquer vontade.

    ResponderExcluir
  5. Desejo que o "Amor" continue "regando em rios de ouro" as flores do seu chão. Se é louvável, declaro que assim seja.

    ResponderExcluir
  6. Que sempre floresça o "Cálido Jardim do Amor", com suas tantas flores e sabores, sendo estas quais e como forem em seus detalhes,que sempre lhe afaguem a vida.

    ResponderExcluir