sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Confiança Audaz

"Há um momento na aprendizagem de cada homem em que este chega à convicção de que a inveja é ignorância; que a imitação é suicídio; que ele tem que se tomar a ele próprio tanto para melhor, tanto para pior, como a sua parcela; que embora o universo esteja cheio de coisas boas, nenhuma semente de milho nutritiva chegará a ele senão através da labuta que ele ofereça nesse lote de terreno que lhe foi dado para cultivar. O poder que reside nele é novo na natureza, e nenhum outro senão ele sabe o que é que pode fazer, e não o saberá até que o tente.
Não é por nada que uma cara, um caráter, um fato, causa muito impressão nele, e outros não têm qualquer efeito. Esta escultura na memória não existe sem uma harmonia pré-estabelecida.(...)
Nós apenas nos exprimimos pela metade, e temos vergonha da ideia divina que cada um de nós representa.
Podemos ser de confiança e de motivações boas e proporcionais, e darmo-nos fielmente, mas Deus não terá o seu trabalho mais manifesto feito por covardes.
Um homem está seguro e tranquilo quando coloca todo o coração no seu trabalho ou outra atividade e faz o seu melhor de acordo consigo próprio; mas o que ele diz ou faz de outra maneira, não lhe dará nenhuma paz. É uma entrega que não rende nada. Na tentativa o seu génio abandona-o; nenhuma musa o ajuda; nenhuma invenção, nenhuma esperança. Confia em ti próprio: todo o coração vibra a essa corda de ferro."

Ralph Waldo Emerson, in 'A Confiança em Si Mesmo'

2 comentários:

  1. oi amiga... ainda posso te chamar de amiga?
    vc sumiu... saudades...
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Dê, passando para deixar meu carinho desejando que sua vida seja sempre uma eterna primavera!

    Beijos carinhosos,

    flor de cristal{LB} .

    ResponderExcluir